quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Atividades da Sala AEE


PLANO DE AÇÃO

ALUNA: D.J.P, 13 anos, Síndrome Down, Def. Intelectual Leve, está no 2º(segundo ano), Ensino Fundamental da Escola Estadual RGS, na cidade de Caxias do Sul.

OBJETIVO: Identificar o dia, mês, ano do seu aniversário no calendário.

OBJETIVO ESPECÍFICO: Reconhecer os seus dados pessoais ( nome, data de nascimento)
                                             Conseguir  localizar a data do seu aniversário no Calendário

DESENVOLVIMENTO:  A aluna irá recortar nas revistas disponível na escola pessoas de diversas fases da vida; recém nascido, criança; adulto e velho. Depois , será montado um painel solicitando, que identifique as diferentes  fases da vida.
No segundo momento a aluna deverá preencher em  casa uma certidão de nascimento (fictícia) juntamente com a orientações de seus pais os seus dados.
No próximo encontro na Sala Atendimento Educacional Especializado a aluna deverá  encontrar e montar sua data de nascimento com os números em EVA, com apoio da professora Sala de Atendimento Educacional Especializado.
 Depois de identificada manualmente sua data de nascimento em EVA,  será apresentado no computador o recurso do software Boardmaker, o calendário, ao qual o aluno , depois de seu manuseio e orientações da professora deverá acionar a sua respectivas datas de nascimentos neste recurso.

AVALIAÇÃO: No final da atividade a aluna deverá saber localizar no calendário manual e virtual sua data de nascimento.

Notícias da Escola

A Escola Estadual de Caxias do Sul, Rs,  constituiu à Classe Especial desde 1988 , conforme a legislação  vigente desta época . Muitos professores da Educação Especial , foram docente , destas crianças, deixando sua história como educadoras, algumas se aposentaram , outras foram morar em outras cidades.
 Atualmente a Classe Especial foi extinta no ano de 2011, e todos os alunos (as) passaram a frequentar as sala regulares de ensino.
A maioria das crianças e adolescente possui  deficiência intelectual leve, associado a outros transtorno psiquiátricos. 
Esta mudança foram importante para a vida das PNEES, pois conseguiram integrar-se muito bem com os "ditos normais".
As professoras e colegas  acolheram-os , com muito dedicação,  amor e carinho. Alguns já estão inciando o processo da leitura e escrita e o seu comportamento melhoraram muito. 
Hoje percebemos que aprender a lidar com a diferença faz com que sejamos mais humanos.