quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Atividades da Sala AEE


PLANO DE AÇÃO

ALUNA: D.J.P, 13 anos, Síndrome Down, Def. Intelectual Leve, está no 2º(segundo ano), Ensino Fundamental da Escola Estadual RGS, na cidade de Caxias do Sul.

OBJETIVO: Identificar o dia, mês, ano do seu aniversário no calendário.

OBJETIVO ESPECÍFICO: Reconhecer os seus dados pessoais ( nome, data de nascimento)
                                             Conseguir  localizar a data do seu aniversário no Calendário

DESENVOLVIMENTO:  A aluna irá recortar nas revistas disponível na escola pessoas de diversas fases da vida; recém nascido, criança; adulto e velho. Depois , será montado um painel solicitando, que identifique as diferentes  fases da vida.
No segundo momento a aluna deverá preencher em  casa uma certidão de nascimento (fictícia) juntamente com a orientações de seus pais os seus dados.
No próximo encontro na Sala Atendimento Educacional Especializado a aluna deverá  encontrar e montar sua data de nascimento com os números em EVA, com apoio da professora Sala de Atendimento Educacional Especializado.
 Depois de identificada manualmente sua data de nascimento em EVA,  será apresentado no computador o recurso do software Boardmaker, o calendário, ao qual o aluno , depois de seu manuseio e orientações da professora deverá acionar a sua respectivas datas de nascimentos neste recurso.

AVALIAÇÃO: No final da atividade a aluna deverá saber localizar no calendário manual e virtual sua data de nascimento.

Notícias da Escola

A Escola Estadual de Caxias do Sul, Rs,  constituiu à Classe Especial desde 1988 , conforme a legislação  vigente desta época . Muitos professores da Educação Especial , foram docente , destas crianças, deixando sua história como educadoras, algumas se aposentaram , outras foram morar em outras cidades.
 Atualmente a Classe Especial foi extinta no ano de 2011, e todos os alunos (as) passaram a frequentar as sala regulares de ensino.
A maioria das crianças e adolescente possui  deficiência intelectual leve, associado a outros transtorno psiquiátricos. 
Esta mudança foram importante para a vida das PNEES, pois conseguiram integrar-se muito bem com os "ditos normais".
As professoras e colegas  acolheram-os , com muito dedicação,  amor e carinho. Alguns já estão inciando o processo da leitura e escrita e o seu comportamento melhoraram muito. 
Hoje percebemos que aprender a lidar com a diferença faz com que sejamos mais humanos.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

O professor da Sala AEE um Cooperador

O professor do Atendimento Educacional Especializado é um cooperador da escola. Sua  função vem ao encontro para oportunizar a inclusão das pessoas com deficiência na sala regular de ensino. Alguns dos papéis são :
 Orientar sobre acessibilidade arquitetônica;
 Construir recursos acessíveis ;
 Atender este alunos na sala de recursos multifuncional;
 Utilizando meios que viabilizem sua autonomia, criatividade e potencialidade;
 Orientar professores da sala regular e pais

No entanto , existe,  muitas dúvidas pertinentes nas escolas sobre a inclusão de pessoas com deficiência na sala regular de ensino. Durante estes 2 anos de atuação na Sala de Recursos Multifuncional, percebi a necessidade de pontuar algumas dúvidas relevantes e esclarecer, aos professores da sala regular de ensino ao receberem uma Pessoas com deficiência. que  por toda a comunidade escolar. Segue abaixo orientações básica para as escolas que possuem pessoas com deficiência:

* Conhecer sobre a deficiência seu aluno(a)
* Esclarecer aos demais alunos , colegas, que deficiência, não é doença, mas um estado da pessoa.
*Solicitar orientação ao professor da SAEE, sempre que precisar
*Estabelecer normas e rotinas da mesma forma que são  estabelecidas para os alunos "ditos normais".
*Facilitar o acesso ao conhecimento
*Trabalhar em grupo pequenos e-ou, duplas
*Nas atividades para pessoas com D.Intelectual, facilitar a sua visualização nas respostas, procurando dar atividades com opções  de respostas objetivas.
*Sempre explique o conteúdo novo para o grande grupo, depois procure explicar novamente a pessoa com
deficiência  intelectual individualmente depois.
*Prepare atividades com material concreto, pois a pessoa com D. Intelectual tem dificuldade na abstração do conhecimento.
* Procure conhecer os pais ter bom relacionamento com todos.
*Lembre-se a aceitação do professor e muito importante para acontecer a inclusão da pessoas com deficiência na sala regular de ensino .


segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Atividades na Sala de Atendimento Educacional Especializada

Meu nome Ana Cristina F. Côrtes, trabalho na  Sala de Recursos Multifuncional,  sou psicopedagoga, com especialização em Educação Especial com ênfase em Deficiência Intelectual, na cidade de Caxias do Sul, Rs, atendo 15 alunos com diferentes tipos de deficiência, como, Paralesia Cerebral, Autista, Deficiência Intelectual, Deficiente Físico todos estão inseridos na sala de aula regular e com acompanhamento no turno inverso na Sala de Atendimento Educacional Especializado. 
No entanto percebo que devemos superar muito ainda o preconceito e a discriminação que estas pessoas sofrem, porém a luta de uma educação de qualidade é para todos. Esta mobilização requer de nossa sociedade  uma tomada de consciência da busca da igualdade de direitos. 
Aprender a conviver com as pessoas com deficiência é reconhecer o indivíduo como parte deste contexto, seja na escola, trabalho, esporte e lazer e comunidade, como ser humano de direitos que possui suas capacidades individuais....é acreditar ...que juntos podemos crescer ...para se desenvolver, cognitivamente, socialmente e emocionalmente.