O professor do Atendimento Educacional Especializado é um cooperador da escola. Sua função vem ao encontro para oportunizar a inclusão das pessoas com deficiência na sala regular de ensino. Alguns dos papéis são :
Orientar sobre acessibilidade arquitetônica;
Construir recursos acessíveis ;
Atender este alunos na sala de recursos multifuncional;
Utilizando meios que viabilizem sua autonomia, criatividade e potencialidade;
Orientar professores da sala regular e pais
No entanto , existe, muitas dúvidas pertinentes nas escolas sobre a inclusão de pessoas com deficiência na sala regular de ensino. Durante estes 2 anos de atuação na Sala de Recursos Multifuncional, percebi a necessidade de pontuar algumas dúvidas relevantes e esclarecer, aos professores da sala regular de ensino ao receberem uma Pessoas com deficiência. que por toda a comunidade escolar. Segue abaixo orientações básica para as escolas que possuem pessoas com deficiência:
* Conhecer sobre a deficiência seu aluno(a)
* Esclarecer aos demais alunos , colegas, que deficiência, não é doença, mas um estado da pessoa.
*Solicitar orientação ao professor da SAEE, sempre que precisar
*Estabelecer normas e rotinas da mesma forma que são estabelecidas para os alunos "ditos normais".
*Facilitar o acesso ao conhecimento
*Trabalhar em grupo pequenos e-ou, duplas
*Nas atividades para pessoas com D.Intelectual, facilitar a sua visualização nas respostas, procurando dar atividades com opções de respostas objetivas.
*Sempre explique o conteúdo novo para o grande grupo, depois procure explicar novamente a pessoa com
deficiência intelectual individualmente depois.
*Prepare atividades com material concreto, pois a pessoa com D. Intelectual tem dificuldade na abstração do conhecimento.
* Procure conhecer os pais ter bom relacionamento com todos.
*Lembre-se a aceitação do professor e muito importante para acontecer a inclusão da pessoas com deficiência na sala regular de ensino .
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