quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Recursos de Alta Tecnologia proporcionando o desenvolvimento dos alunos


 D.J.P, Síndrome Down, 12 anos , 2º ano nas sala AEE, identificando com o Recurso do  Software Boardmaker, a data do seu nascimento no calendário.








J.L.V.J, 11 anos, 4º anos Ensino Fundamental, Def.Intelectual, Leve, associada a TDAH, utilizando o computador como recurso para leitura e produção de texto.
                                                                                 
C.V.N.S, 16 anos, 5º ano, Ensino Fundamental, Produzindo um livro sobre a sua história de vida e escolar com apoio do computador e orientações da professora da Sala AEE.

Recursos de Baixa Tecnologia

Construção de Recursos de Baixa Tecnologia Assistiva :

O aluno possui deficiência motora e cognitiva leve, ocasionada pela Hidrocefalia, congênita, e TDAH, L.R.P.S, 12 anos . Foram construídos na Sala AEE:

*Prancha com as vogais
*Prancha alfabetização (figuras x palavras)
*Suporte de Lápis


*  Identificação dos números.

Inclusão : Educação e Saúde

Adicionar legenda
    O atendimento com a aluna A.C.B.S, 6 anos e  8 meses, que estava no 2º ano do Ensino Fundamental, escola estadual de Caxias do Sul, Rs, iniciou em março de 2012, seu diagnóstico, Paralisia Cerebral, com comprometimento motor significativo. No primeiro momento de sua inclusão foi necessário estabelecer um vínculo com a família x escola. 
A medida que a interação da aluna na sala regular de ensino acontecia começamos a observá-la, no contexto geral. Desde a sua aceitação pelos colegas, professora e equipe pedagógica.
A professora da Sala AEE , Ana Cristina F. Côrtes, orientou a todos os envolvidos, realizando reuniões, periódicas, a fim de esclarecer dúvidas referente ao processo de inclusão. Além de realizar atendimentos nas Sala AEE, no turno inverso, construiu e montou recursos, para a aluna utilizar em sala de aula regular, facilitando assim sua inserção.
Ainda os pais foram orientados pela professora SAEE, da importância do atendimento de uma equipe multidisciplinar nas área da saúde, como fonoaudióloga,  fisioterapia, psicologia.

Acessibilidade Sim , Acesso Não.




Esta foto foi tirada na parada de ônibus, para demonstrar os espaços públicos, que são delimitados por lei para a acessibilidade das pessoas com deficiência física, porém o que percebe-se  o desrespeito dos cidadãos ao ficarem em cima da sinalização , dificultando , o acesso da pessoa com deficiência no local delimitado.
Precisamos mudar a nossa postura de individualismo e respeitar os espaços que são delimitados em lei para as pessoas com deficiência. Aqui a relevância se faz na educação destes cidadãos.