segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Aprender a conviver com as diferenças

Sabemos que na sala de aula existem diferente tipos de pessoas com suas características próprias  físicas, emocionais e sociocultural, ao qual precisamos aprender a conviver com todos .
 Receber uma pessoa com deficiência na sala de aula requer um conhecimento da professora , porém os alunos também devem ter esclarecimentos , pois poderão ser parceiros neste processo de inclusão. Portanto pensando nos alunos realizei um Planejamento voltado aos reconhecimento dos diferentes tipos de deficiência. Segue abaixo a proposta que pode ser utilizada pelas professoras da Sala Regular em parceria com a professora do AEE.(Atendimento Educacional Especializado).









 EU


   RESPEITO  A  DIVERSIDADE

                                               



                                                             Prof .Ana Cristina Ferreira Côrtes
                                                           E.M.E.F Zelinda Rodolfo Pessin
                                                                  Psicopedagoga/ Esp.Educação Especial
                                                                                                                                  Setembro/2014


                                                                                            


  Planejamento sobre Diversidade em Sala de Aula

 Objetivo :  Oportunizar o conhecimento dos diferentes tipos de deficiências.


 Objetivo Específico:     Assitir o filme (desenho)sobre a História Helen Keller
                                     Conhecer os diferentes tipos de deficiência
                                     Escolher um personagem do Maurício de Souza
                                     Pesquisar na internet sobre a deficiência do personagem escolhido do Mauríco de Souza
                                     Montar painel informativo
                                     Ordenar à frase : Todas as pessoas têm algo de diferente
                                     Dividir em dupla para realizar à dinâmica do guia e cego
                                     Música : Nínguém é Igual a Ninguém
                                     
                                                                                                                                                                   
Estratégia na Área de Linguagem:     Leitura e Interpretação
                                                            Produção Texto Informativo
                                                            Apresentar diferentes tipos de linguagem como
Libras (surdez ou deficiência auditiva), Braille (baixa visão e cegas).

Estratégia na Área de Ciência:   Identificar a diferença entre doença e deficiência

Estratégias em Artes: Construção de Materiais para pessoas com deficiência (garrafa pet com diferentes sons (pedrinhas,areia,feijão)percepção auditiva

Estratégias em Religião:  Respeitar o indivíduo como único compreendendo suas limitações

 Estratégia em Matemática: Construir um gráfico sobre as preferências de escolhas dos alunos na escolha da deficiência pesquisada.



Personagens do Maurício de Souza



Dorinha é uma personagem do Maurício de Sousa, recebeu o nome em homenagem a Dorina Nowil, uma mulher que perdeu a visão quando criança, mas que não se abateu e lutou pela vida e hoje é um exemplo de força e vontade. Dorinha tem um cão guia chamado Radar , utiliza bengala e consegue se locomover com segurança. É inteligente, sabe se comunicar através do Braille, tato, cheiro e audição.
















 Lucas é deficiente físico, adora jogar basquete que foi apelidado pela turminha como o paralaminha por ser "fã" do Herbert Vianna da Banda dos Paralamas do Sucesso. Este personagem mostra o quanto uma pessoa cadeirante pode ser independente e feliz, mesmo que sejam haja impedimentos físico.










Tati, personagem que representa a Sindrome de Down, são pessoas que nascem  assim , não é doença , a maioria possuem deficiência leve. Suas características físicas são os olhos puxados, os dedos curtinhos, pescoço curto e cabelos lisos. Tem um ritmo de aprendizagem diferenciado das outras crianças, mas se estimulada desde pequena consegue aprender a ler e escrever.










André é mais um personagem da Turma da Mônica. Ele é Autista. O autismo é um transtorno que afeta a capacidade de se comunicar, socializar com as pessoas, gosta de ficar no seu mundo. Manifesta a partir dos três anos de idade é mais comum em meninos do que meninas.












Zé Lelé é primo de Chico Bento. Representando a Deficiência Intelectual é aquele que possui limitações para aprender com facilidade, mas  utilizando representações gráficas e materiais concretos consegue compreender e ter mais autonomia.







  

 Franjinha representa o personagem que tem a característica de Altas Habilidades e Superdotação. Este tem muita facilidade em apreender em todas as áreas, mas tem uma em específica que consegue se superar. Possui uma habilidade artística. Gosta de estar sempre pesquisando. Muitas vezes na sala são considerados chatos, pois são muito rápidos no raciocínio.



Humberto é um personagem que representa deficiência auditiva. Se comunicar através dos sinais de Libras. Quando alguém pergunta algo sempre entende e sabe responder. Para quem não sabe se comunicar com ele em Libras pode escrever ou falar pausadamente, pois sabe ler os lábios. Existe também a deficiência auditiva que refere-se a perda parcial de um dos ouvido .































                                               



                                                                

                                                                                   














Nenhum comentário:

Postar um comentário