Sabemos que na sala de aula existem diferente tipos de pessoas com suas características próprias físicas, emocionais e sociocultural, ao qual precisamos aprender a conviver com todos .
Receber uma pessoa com deficiência na sala de aula requer um conhecimento da professora , porém os alunos também devem ter esclarecimentos , pois poderão ser parceiros neste processo de inclusão. Portanto pensando nos alunos realizei um Planejamento voltado aos reconhecimento dos diferentes tipos de deficiência. Segue abaixo a proposta que pode ser utilizada pelas professoras da Sala Regular em parceria com a professora do AEE.(Atendimento Educacional Especializado).
EU
RESPEITO A
DIVERSIDADE
Prof .Ana Cristina Ferreira Côrtes
E.M.E.F Zelinda Rodolfo Pessin
Psicopedagoga/ Esp.Educação Especial
Setembro/2014
Planejamento sobre Diversidade em
Sala de Aula
Objetivo : Oportunizar o conhecimento dos diferentes
tipos de deficiências.
Objetivo
Específico: Assitir o filme (desenho)sobre a História
Helen Keller
Conhecer
os diferentes tipos de deficiência
Escolher um personagem do Maurício
de Souza
Pesquisar
na internet sobre a deficiência do personagem escolhido do Mauríco de Souza
Montar
painel informativo
Ordenar à frase :
Todas as pessoas têm algo de diferente
Dividir em
dupla para realizar à dinâmica do guia e cego
Música :
Nínguém é Igual a Ninguém
Estratégia na Área de Linguagem: Leitura
e Interpretação
Produção Texto Informativo
Apresentar diferentes tipos de linguagem como
Libras
(surdez ou deficiência auditiva), Braille (baixa visão e cegas).
Estratégia na Área de Ciência: Identificar a diferença entre doença e
deficiência
Estratégias em Artes:
Construção de Materiais para pessoas com deficiência (garrafa pet com
diferentes sons (pedrinhas,areia,feijão)percepção auditiva
Estratégias em Religião: Respeitar o indivíduo como único compreendendo
suas limitações
Estratégia em Matemática: Construir um gráfico
sobre as preferências de escolhas dos alunos na escolha da deficiência pesquisada.
Personagens do Maurício de Souza
Dorinha é
uma personagem do Maurício de Sousa, recebeu o nome em homenagem a Dorina
Nowil, uma mulher que perdeu a visão quando criança, mas que não se abateu e
lutou pela vida e hoje é um exemplo de força e vontade. Dorinha tem um cão guia
chamado Radar , utiliza bengala e consegue se locomover com segurança. É
inteligente, sabe se comunicar através do Braille, tato, cheiro e audição.
Lucas é deficiente físico, adora jogar
basquete que foi apelidado pela turminha como o paralaminha por ser
"fã" do Herbert Vianna da Banda dos Paralamas do Sucesso. Este
personagem mostra o quanto uma pessoa cadeirante pode ser independente e feliz,
mesmo que sejam haja impedimentos físico.
Tati, personagem
que representa a Sindrome de Down, são pessoas que nascem assim , não é doença , a maioria possuem
deficiência leve. Suas características físicas são os olhos puxados, os dedos
curtinhos, pescoço curto e cabelos lisos. Tem um ritmo de aprendizagem
diferenciado das outras crianças, mas se estimulada desde pequena consegue
aprender a ler e escrever.
André é
mais um personagem da Turma da Mônica. Ele é Autista. O autismo é um transtorno
que afeta a capacidade de se comunicar, socializar com as pessoas, gosta de
ficar no seu mundo. Manifesta a partir dos três anos de idade é mais
comum em meninos do que meninas.
Zé
Lelé é primo de Chico Bento. Representando a Deficiência
Intelectual é aquele que possui limitações para aprender com facilidade,
mas utilizando representações gráficas e
materiais concretos consegue compreender e ter mais autonomia.
Franjinha representa o
personagem que tem a característica de Altas Habilidades e Superdotação. Este
tem muita facilidade em apreender em todas as áreas, mas tem uma em específica
que consegue se superar. Possui uma habilidade artística. Gosta de estar sempre
pesquisando. Muitas vezes na sala são considerados chatos, pois são muito rápidos
no raciocínio.
Humberto
é um personagem que representa deficiência auditiva. Se comunicar
através dos sinais de Libras. Quando alguém pergunta algo sempre entende
e sabe responder. Para quem não sabe se comunicar com ele em Libras pode
escrever ou falar pausadamente, pois sabe ler os lábios. Existe também a
deficiência auditiva que refere-se a perda parcial de um dos ouvido .
Nenhum comentário:
Postar um comentário